Retrospectiva Cinematográfica 2019 | Claquete 16

Nesse ano que está acabando eu tive a chance de assinar um aplicativo extremamente útil para cinéfilas apaixonadas por dados que nem eu que se chama Trakt.tv Vip. Ele me dá vários relatórios legais sobre o que eu assisti durante o ano e quero compartilhar essas descobertas com vocês, assim como algumas listas. Vocês podem ver o meu relatório completo aqui. O dos anos anteriores não deve ser levado em conta, pois eu ainda não usava o aplicativo com muito empenho.

Meu 2019 Em Filmes

Para o meu normal, eu vi poucos filmes esse ano. Foram apenas 85 comparados com 113 do ano passado. Em compensação, sinto que vi filmes muito melhores esse ano. Para servir de comparativo, de todas as listas que eu vi dos piores filmes do ano, nenhum eu tinha assistido (mas verdade seja dito, isso foi antes do acontecimento de Cats e de A Ascenção Skywalker). Então talvez o meu filtro tenha melhorado um pouco…?

Poderia ser pior

Meus gêneros mais assistidos foram mais diversificados do que eu esperava, apesar de meu Top 5 composto por Thriller, Ficção Científica, Ação, Terror e Drama não trazerem nada de muito surpreendente. Um dos objetivos para 2020 é ver mais filmes diferentes.

Gêneros mais assistidos

Melhores Filmes Assistidos em 2019

Aqui, eu farei uma lista dos 10 melhores filmes que vi esse ano, mas que não necessariamente foram lançados em 2019 e que também não necessariamente são os melhores do mundo, mas tiveram um lugar especial no meu coração. A ordem não é relevante.

1. Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018)

Eu nunca saí tão feliz de um filme. Muito bem escolhida como a melhor animação de 2018, Aranhaverso te envolve em cada cena e consegue dar um novo ar a um velho plot twist.

2. Bacurau (2019)

“Quem nasce em Bacurau é o que?”. O Aclamado filme brasileiro que tomou conta de Cannes não poderia faltar nessa lista. Além de apresentar fantásticas atuações, um roteiro rico e retratar algumas faces do Brasil, Bacurau ainda é capaz de provocar uma série de sentimentos, desde o espanto ao riso.

3. A Dama Oculta (1938)

Esse ano resolvi ver alguns filmes de Hitchcock que ainda não tinha visto e nesse processo, descobri A Dama Oculta, um ótimo filme do diretor, ainda em preto e branco que é indispensável para aqueles que assim como eu são fãs de boas histórias de detetive.

4. Parasita (2019)

Parasita para mim não só foi o melhor filme que assisti esse ano, como foi o melhor filme de 2019. Bong Joon Ho, que vem apresentando filmes maravilhosos desde 2008 com Tokyo! e no “”mainstream” desde 2014 com o subestimado Expresso do Amanhã. Nos presenteou esse ano com Parasita, um filme cru, com uma edição e montagem belíssimos que conversa muito bem a sociedade atual.

5. Testemunha de Acusação (1957)

Depois de ver tantas aberrações como Assassinato no Expresso do Oriente (2017) e A Casa Torta (2017) como adaptações de obras da minha querida Agatha Christie, resolvi voltar no tempo a procura de adaptações que fizessem jus a sua obra e dessa forma encontrei Testemunha de Acusação. O filme não tem medo de abraçar todos os aspectos caricatos das histórias de detetive da época e entrega uma obra envolvente, com atuações fantásticas e digna da Rainha do Crime.

6. Midsommar: O Mal Não Espera a Noite

Midsommar, assim como o filme anterior de Ari Aster usa temas como perda e busca por pertencimento para servir como elementos de terror no filme, causando um impacto muito maior do que jump scares baratos. Também me agrada a forma como personagens femininas são tratadas nos filmes de Aster, Midsommar em especial.

7. 12 Homens e Uma Sentença (1957)

Sim pasmem, eu ainda não tinha visto esse filme. Então caso você assim como eu também tenha cometido esse erro, assista. Ele é extremamente relevante para a história do cinema e também para o momento que estamos vivendo atualmente.

8. Entre Facas e Segredos (2019)

Rian Johnson foi um dos diretores mais competentes a dirigir um filme de Star Wars e tenho dito! A prova é seu novo trabalho, Entre Facas e Segredos que é uma homenagem incrível a histórias de detetive ao mesmo tempo que traz diversos elementos novos e cria uma história na qual é impossível adivinhar o final.

9. Predadores Assassinos (2019)

Eu juro que nunca pensei que um filme envolvendo animais assassinos e desastres naturais, dois gêneros que deveriam ter ficado nos anos 80/90 poderia ser tão, mas tão divertido e surpreendente. E não é aquele é tão ruim que é bom, não o filme tem um ótimo ritmo, sabe gerar suspense e consegue inovar com os dois temas mais batidos da face da terra. Não é a toa que ele está com nada mais nada menos do que um score de 83% no Rotten Tomatoes (da crítica).

10. Vingadores: Ultimato

Provavelmente o único fim de saga que deu certo esse ano, Vingadores: Ultimato encerrou uma jornada de 10 anos de maneira espetacular, entregando tudo o que os fãs desejavam ao mesmo tempo que surpreendendo o emocionando. Eu passei a maior parte do terceiro arco chorando acompanhando uma série que vi desde pequena se encerrar lindamente.

Melhores Filmes de 2019

Agora deixando o coração de lado, vamos aos melhores filmes de 2019 (que eu assisti). Os que já foram citados na lista anterior, mencionarei somente o título.

1. Nós (2019)

Depois de Corra! Eu mal podia esperar pelo próximo filme de Jordan Peele e ele não decepcionou com Nós. Contando com a atuação sempre incrível de Lupita Nyong’o o filme mistura muito bem horror e humor satírico além de ter um visual incrível e cheio de significados.

2. Midsommar

3. Entre Facas e Segredos

4. A Grande Dama do Cinema (2019)

Hilário e cativante, A Grande Dama do Cinema é uma homenagem ao cinema e retrata o envelhecimento por um olhar divertido, mas ao mesmo tempo intenso.

5. Democracia em Vertigem (2019)

Apesar de ser parcial, Democracia em Vertigem é um documentário que narra poeticamente os acontecimentos políticos mais recentes do país que culminaram no momento obscuro e de extrema divisão que vivemos no momento.

6. Parasita (2019)

7. Bacurau (2019)

8. Vingadores: Ultimato (2019)

9. Toy Story 4 (2019)

Confesso que eu fiquei bem preocupada quando soube que iria sair um Toy Story 4 depois do grande sucesso que foi o 3. Porém, o filme surpreendeu positivamente contando uma história diferente e fechando o arco de alguns personagens de forma satisfatória.

10. Privacidade Hackeada

Esse documentário aborda de forma didática o envolvimento da Cambridge Analytica na Eleição dos Estados Unidos e o uso de dados para táticas de guerrilha. Dá vontade de jogar o celular pela janela e quando visto em conjunto com Democracia em Vertigem, desenha um cenário extremamente preocupante.

O Que Fiquei Devendo

Provavelmente você sentiu falta de alguns grandes títulos nessas listas. Bom, infelizmente esse ano fiquei devendo VÁRIOS filmes importantes. Para outras esquecidas que nem eu e para quem quiser mais algumas dicas, segue uma lista de filmes que foram lançados em 2019 e que eu gostaria de ter assistido.

  • O Irlandes (2019)
  • Era Uma Vez Em Hollywood (2019)
  • A Vida Invisível (2019)
  • Dor e Glória (2019)
  • Morto Não Fala (2019)
  • Bixa Travesty (2019)
  • Doutor Sono (2019)
  • Ad Astra (2019)
  • Greta (2019)
  • Rocketman (2019)
  • Dois Papas (2019)
  • Varda por Agnès (2019)
  • O Farol (2019)

Menções Honrosas

E para finalizar, filmes que não figuraram em nenhuma das listas porém acho que merecem menções honrosas.

  • Capitã Marvel (2019)
  • Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019)
  • John Wick 3: Parabellum (2019)
  • Velvet Buzzsaw (2019)

O que achou da retrospectiva? Algum filme que gostaria que o Claquete16 fizesse review?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s