10 Filmes Para Curtir o Dia do Rock

Como alguns devem saber, dia 13 de julho é conhecido no Brasil (E só aqui) como Dia Mundial do Rock. (???). A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil.

A data começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas começaram a mencionar a data em sua programação. O brasileiro que adora uma comemoração, abraçou a data, porém ela é completamente ignorada em todo o resto do mundo. #WikipediaFTW #TheMoreYouKnow

Pra comemorar essa data mundialmente nacional, o Claquete preparou uma lista com Dez filmes sobre o tema. Bora Conferir:

Obs.: Os filmes estão em ordem aleatória e não por ordem de preferência

Quase Famosos (2000) | Cameron Crowe

quase-famosos5
Gênero(s): Comédia, Drama

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

A Hard Day’s Night: Os Reis do iê iê iê (1964) | Richard Lester

a-hard-days-night-1
Gênero(s): Comédia, Musical

O ano é 1964 e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música – se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e ao mesmo tempo cumprir seus compromissos firmados.

Chuck Berry – O Mito do Rock (1987) | Taylor Hackford

chuck-berry-hail-hail-rock-n-roll-20060621024709162
Gênero(s): Documentário

Documentário que mostra o show realizado no Fox Theatre em St. Louis, Missouri, para celebrar o sexagésimo aniversário de Chuck Berry e discutir sua vida pessoal e carreira.

Isto É Spinal Tap (1984) | Rob Reiner

this_is_spinal_tap.jpg
Gênero(s): Comédia , Musical

1982. O Spinal Tap é uma lendária banda britânica de heavy metal que vai para uma turnê na américa acompanhada de Marty DiBergi (Rob Reiner), um cineasta que venera o grupo. Com o convívio diário durante a viagem e com muitas coisas dando errado, Marty descobre o outro lado da fama.

Velvet Goldmine (1998) | Todd Haynes

velvet-goldmine.jpg
Gênero(s): Musical, Drama

Em 1971, o glam rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês (Christian Bale) começa a investigar seu desaparecimento.

Escola de Rock (2003) | Richard Linklater

landscape-1465832467-school-of-rock-school-of-rock-25392520-1024-768.jpg
Gênero(s): Comédia, Musical

Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido da sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

Não Estou Lá (2007) | Todd Haynes

imnottherefull
Gênero(s): Comédia dramática, Biografia, Musical

Bob Dylan (Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogam com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.

O Fantasma do Paraíso (1974) | Brian De Palma

phantom4
Gênero(s) : Comédia , Terror, Comédia Musical

Swan (Paul Williams) é um famoso produtor satânico de discos que está criando o PARAÍSO uma casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock. Como precisa de uma música para inaugurar decide roubar a música do cantor e compositor Winslow Leach (William Finley), canção que retrata a trajetória de Fausto.

Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006) | Liam Lynch

tenacious-d-in-the-pick-of-destiny-lb2-1.jpg
Gênero(s) : Comédia , Musical

Esta é a história de uma amizade que mudou o curso da história do Rock n’ Roll para sempre. O ingênuo JB (Jack Black) se une ao relaxado KG (Kyle Gass) para formar a banda Tenacious D. Eles pretendem escrever seus nomes na história da música, mas logo percebem que isso não é tão simples assim. A dupla irá armar um plano infalível para roubar uma palheta mágica capaz de solucionar qualquer problema.

Pink Floyd – The Wall (1982) | Alan Parker

the-wall-movie-wud-film-madison-wisconsin
Gênero(s) : Drama, Musical

As fantasias delirantes do superstar do rock Pink, um homem que enlouquece lentamente em um quarto de hotel em Los Angeles. Queimado no mundo da música, ele só consegue se apresentar no palco com a ajuda de drogas. O filme acompanha o cantor desde sua juventude, mostrando como ele se escondeu do mundo exterior. Baseado no álbum “The Wall” do Pink Floyd.

Sentiu falta de algum filme? Comenta ai!

Um comentário sobre “10 Filmes Para Curtir o Dia do Rock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s