Crítica ‘The Six Thatchers’ Sherlock T4E01 | WTF Moffat?

Depois de Três anos de espera, finalmente podemos matar a saudade de Sherlock, e senhor, que retorno! Devo avisar que caso você ainda não tenha visto o episódio “The Six Thatcher”, não prossiga, este post é sombrio e cheio de SPOILERS.

nl_images_fi_river_song_spoilers_10_12_2013

Sério gente, o que foi esse episódio? Eu nem tô triste, só tô tremendo. Mas vamos começar. No início do episódio já podemos sentir uma pegada um pouco mais sombria na série, a paleta de cores parece estar um pouco mais escura do que nas temporadas anteriores.

p04lnbzh

Jonh, Mary e Rosie Comensais da Morte

A interação entre o cast e as atuações continuam ótimas e a adição da Rosie, a bebê de Mary e John, embora ainda não muito explorada, tem potencial para trazer uma dinâmica interessante para a série.

Apesar do filtro escuro e do Moffat dizendo que poderíamos esperar tragédia nessa temporada, parecia tudo muito bem na medida do possível. Sherlock, Mary e John resolvendo os casos tal qual uma família feliz… Até que começa a torrente de m%@#&.

WATSON IS THE NEW CAPITU

No episódio nós vemos John ganhando o número de uma psicopata moça no ônibus. E o que o nosso querido John Watson fez? Jogou o número fora? Tacou no mar? Queimou e salgou? NÃO!
Ele não só guardou o número, como ficou trocando mensagens com o moça que ainda vai dar um plot twist e vai ta trabalhando pro Moriarty.

sub-buzz-11613-1483314012-1-horz.jpg

Nos livros, o Watson era um ladies man, mas eu realmente não esperava isso do Watson da série. E será que ficou só no flerte? Teria John Watson traído Mary? Teria John os olhos de uma cigana oblíqua e dissimulada??

Por um lado é interessante, como a própria Mary disse no episódio, o Watson sempre foi mostrado com sendo super confiável, sempre paciente e prestativo, conhecer esse lado falho dele, acrescenta bastante ao personagem, porém, eu ainda acho que ele não faria isso. My heart is broken.

sherlock-bus-stop.gif

O Exato momento em que John Watson partiu meu coração

SHERLOCK SE FAZENDO DE LOUCO

Ainda sobre o Watson e a psicopata moça da parada, eu fiquei me perguntando: será que o Sherlock não percebeu que o Watson estava de casinho com alguém? Mesmo que não tenha se concretizado, o Sherlock já percebeu coisas muito mais sutis, dúvido muito que ele não tenha notado a treta maligna. E se notou, não falou nada? Nem pra Mary, nem pro Watson? Pegou essa informação maldita e guardou para si? Achei no mínimo suspeito, sinto cheiro de plot twist.

5497161

R.I.P MARY WATSON

E eis que no final do episódio, a Mary toma um tiro e MORRE! Deixei essa por último para caso algum desavisado abrisse o post sem querer #QueroIrProCéu

83218364.gif
Comentário do Moffat sobre a morte da Mary:

“É estranho, mas nas histórias originais não chega a dizer que ela morreu, é apenas fortemente inferido. Poderia ter ser um término complicado.”

E continuou:

“Nós obviamente temos sido bem fiéis ao Conan Doyle e ao mesmo tempo muito infiéis, então nós não precisávamos ter feito isso. Mas pareceu o melhor momento para fazê-lo”

Não tem mãe um cara desses e-e Love you Moffat
Eu confesso que eu esperava que ela morresse nessa temporada, mas assim como a maioria, eu não achei que fosse ser no PRIMEIRO EPISÓDIO. E aparentemente essa foi exatamente a intenção. Quando questionado sobre se não seria melhor ter matado Mery mais adiante, ele respondeu:

“Por que isso seria melhor? A Mary está morta há 100 anos, então é difícil surpreender as pessoas devido a essas circunstâncias”

“A única coisa que poderíamos fazer, seria fazer isso antes do que as pessoas esperavam, então aconteceria tão triste e horrivelmente quanto acontece na vida real.”

Vamos e venhamos, foi uma ótima ideia, mas eu acho que talvez pudesse ter sido melhor conduzido no episódio. Por mais que eu achasse que eles não matariam a Mary no primeiro episódio, quando ela entrou no aquário eu já sabia que ela estava morta.

Ela era a minha personagem favorita gente, o Moffat sempre mata quem eu amo! Alguns mais de uma vez.

GO TO HELL, SHERLOCK

sherlock-go-to-hell.gif

Quando eu achei que o último pedido de Mary, gravado em uma fita tinha sido super fofo e emocionante, esse trecho aparece no final.
O que será que há por trás das palavras de Mary? Ela era tão esperta quanto Sherlock, seria uma mensagem? Um aviso? Certamente não nos foi mostrado o conteúdo da fita na integra, então provavelmente nos vamos acompanhar o desenrolar dessa história nos próximos episódios.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em suma, eu gostei bastante do episódio. É muito bom ter Sherlock de volta e ver que eles não perderam o ritmo apesar dos TRÊS FUCKIN’ ANOS de hiatus. E vocês? O que acharam do episódio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s